FTP Pessoal de Thiago Augusto Florentino

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Tutorial Básico de Como Utilizar o Mozilla Thunderbird

Mozilla Thunderbird

Manual básico de como utilizar o Mozilla Thunderbird.

Sumário

0. Introdução

1. Instalando o programa

2. Abrindo o programa

2.1. Configurando sua conta de e-mail

2.2. Configurando Conta de e-mail

3. Pastas e suas funções.

4. Enviando e-mails.

4.1. Cópias carbono

4.2. Enviando um anexo

5. Abrindo mensagem

5.1. Salvando anexos

6. Ferramentas do programa

6.1. Configurando outro e-mail seu

6.2. Catálogo de endereços


0. Introdução

Afim de ajudar os deficientes visuais que querem ter liberdade do dosvox, ou simplesmente querem conhecer outros clientes de e-mail além do Microsoft Office Outlook, ou Windows Live Mail, ou até mesmo as páginas de provedores como: Bol, Gmail, Globomail, Yahoo, Uol, Hotmail, entre outras, estou elaborando esse manual do programa Mozilla Thunderbird, que, apesar de sua interface ser muito simplificada, ele é muito bom e fácil de se trabalhar. Lembramos aqui mesmo na introdução que o Mozilla Thunderbird, utiliza quase o mesmo padrão da Gmail, tanto para enviar como para receber e ler suas mensagens, não importando o provedor de e-mail que for configurado, pode ser até o provedor de sua impresa.

Campos Novos/SC

1. Instalando o programa

A instalação do Mozilla Thunderbird oferece duas opções: Normal e Personalizada, Sendo que vai de sua preferência, escolhe a instalação que quiser. No meu caso, eu escolho a instalação personalizada, pois assim tem alguns ícones que eu posso aceitar e outros que eu posso mudar ou negar da instalação.

Observação, apesar de os programas da Mozilla serem apenas 32 Bits, isso não justifica que eles não funcionem em computadores de 64 Bits. Muito pelo contrário! funcionam e muito bem, com um grande desempenho! todos os programas da Mozilla são multiplataforma ou ceja: podem ser instalados em qualquer sistema: (Mac, Linux, Windows, IOS e agora o novo sistema do mercado: Android).

2. Abrindo o programa

Depois de instalado em seu computador, procure o ícone do programa na Área de Trabalho ou Desktop dando as teclas Windows mais M, e indo apenas com a letra M, você encontrará o Mozilla Thunderbird.

2.1. Configurando sua conta de e-mail

Quando você abre o Mozilla Thunderbird, ele vai perguntar se você deseja uma nova conta de e-mail. Ali você vai com tab até ignorar e dá enter em cima.
2.2. Configurando Conta de e-mail

Quando você ignora o campo de criar um novo e-mail, ele já vai abrir direto para configurar sua conta de e-mail atual. Ali vai pedir primeiro o seu nome, então você opta por ou colocar somente seu 1º nome, ou o seu nome completo.
Dando um tab, ele vai pedir o seu endereço de e-mail. Ali você coloca um endereço seu cadastrado na internet por exemplo: acadav@acadav.com.br
(Lembrando que esse endereço não existe, é apenas uma suposição do que você vai colocarali).

Dando mais um tab, ele vai pedir sua senha, quando você digitar sua senha, para você que é acostumado a usar somente dosvox, ele vai falar para cada caractér que você digitar a palavra asterisco, por tanto, preste muita atenção na hora de digitar sua senha.

Dando mais um tab, ele vai perguntar se você deseja memorizar sua senha. Eu recomendo você a memorizar sua senha, por mais que você compartilhe o computador com outros usuários, mas você precisa também observar algumas coisas: Pedir para a outra pessoa que utiliza o computador criar uma conta de usuário para ela, e não usar a sua. Na sua conta de usuário do computador, recomendo que você coloque uma senha, assim você vai ter suas coisas separadas das coisas do outro usuário, e fim de história. Então marcamos para memorizar a senha e dá tab até ok.

3. Pastas e suas funções.

Após configurar sua conta de e-mail, você já começará a usar o programa normalmente, tendo ali pastas e suas subpastas com os e-mails dentro.

Dando alguns tabs, você vai achar sua conta. Usamos de exemplo a minha conta: elderdosteclados@gmail.com

depois de achar seu endereço de e-mail, vai com a setinha para baixo que vai mostrando suas pastas de e-mail. Aqui vou dando exemplo de algumas.
{Entrada}. Nessa pasta ficam todos os e-mails que chegaram para você ler.

{E-mails Enviados}. Nessa pasta ficam todos os e-mails que você enviou.
{Todos os E-mails}. Nessa pasta ficam todos os e-mails enviados, recebidos e rascunhos.
{Rascunhos}. Nessa pasta fica os e-mails que você, por ventura de alguma pressa não conseguiu enviar ou por que sua conecção tava caindo ou algo assim. Digamos que você tá enviando um e-mail para alguma impresa, e de repente surge um telefonema para você ir resolver um assunto urgente, Ali mesmo no corpo da mensagem você pode dar um alt f4 para fechar a mensagem, e ele altomaticamente vai perguntar se deseja salvar na pasta rascunhos.

{Spam}. Preste muita atenção nessa pasta. O Mozilla Thunderbird coloca os e-mails que eles acham perigosos todos dentro dessa pasta. No Outlook, essa pastinha é chamada de Lixo Eletrônico, o que eu em minha opinião acho incorreto.

Peço para prestar atenção na pasta Spam por que as vezes pode ter algum e-mail importante lá dentro, como por exemplo: vamos dizer que você se inscreveu para o prouni, normalmente, esses e-mails de programas e faculdades são jogados na caixinha de Spam, Tome muito cuidado.

Essas são algumas pastas que iremos manipular no Mozilla Thunderbird.

4. Enviando e-mails.

Para você enviar um e-mail para alguém, faz o seguinte: na janela principal do programa, dá um control N, que ele já vai cair no campo para você editar o endereço de e-mail. Nesse campo, vai aparecer a palavra para, que é o destinatário de e-mail que você irá enviar a mensagem. Exemplo vou usar aqui meu endereço de e-mail para as coisas da igreja: elder.rcc.anjos.resgate@gmail.com

Dando mais um tab, irá aparecer o campo assunto, que é o título da mensagem. Vamos supor que você quer escrever um testo para mim, e coloca de assunto: desejo de amar.
Dando mais um tab,você vai estar no corpo da mensagem, ali sim você escreve por exemplo: como é seu desejo de amar? Todo o texto precisa ter lógica com o título inicial, então você não vai enviar qualquer texto sem ser basiado em outro assunto para ninguém.

Depois de digitada a sua mensagem, você vai dar um control enter para enviar a mensagem.
Ali ele vai pperguntar: tem certeza de que quer enviar essa mensagem? dando tab vão aparecer os campos enviar botão, e canselar botão. Dando enter em cima de enviar, a mensagem será enviada para o destinatário.

4.1. Cópias carbono

O que é uma cópia carbono? uma cópia carbono serve para você enviar uma mensagem ao mesmo tempo para vários destinatários. quando você dá um control n para enviar uma nova mensagem, dando um shift tab em baixo do campo para vão aparecer outros campos com setinha para baixo.

Campo CC, quer dizer cópias carbono. Ali você envia um e-mail para várias pessoas.

Dando mais uma seta para baixo, vai aparecer cópias carbono ocultas, a sigla CCO, Que quer dizer que você pode enviar uma mensagem para várias pessoas, mas com uma diferença: a palavra oculta quer dizer esconder, então você vai enviar a mesma mensagem para 10 pessoas, mas não vai aparecer o meu endereço para a professora por exemplo, nem o endereço da professora para mim. Isso quer dizer presevar a identidade das pessoas.

Para digitar os endereços depois de fazer esse procedimento de não revelar as mensagens, você dá um tab, e ele vai cair novamente no campo para, que é para você editar o endereço da mensagem. Por exemplo: elder.rcc.anjos.resgate@gmail.com

Depois desse endereço editado, você dá um enter em cima que vai aparecer outro campo para editar destinatário. Ali você digita por exemplo: dribonato@hotmail.com
E assim sucessivamente, envia para quantos quiser.

Daí dando tab, são os mesmos procedimentos de enviu. Assunto, corpo da mensagem, e por fim control enter para enviar a mensagem para as pessoas.

4.2. Enviando um anexo

Quer enviar uma música ou um texto ou qualquer coisa para as pessoas? procura então em seu computador o que você deseja enviar. Ceja música, texto ou algo assim.

Em cima do arquivo que quer enviar faz o seguinte: dá um botão aplicação, que para algumas pessoas é contesto menu, sobe com a setinha até Enviar Para Submenu, e dá uma seta para direita, e ali dentro desce até ele falar Destinatário de E-mail e dá enter ali. Aguarda alguns segundos que já vai aparecer uma janelinha do Mozilla Thunderbird para enviar e-mail. Ali vão aparecer os campos para, assunto, tudo como é antes para enviar o e-mail, talvez demore um pouco para enviar, depende do que você está enviando para a pessoa.

5. Abrindo mensagem

O ideal é que sempre você deixe seu Mozilla Thunderbird sempre posicionado na pasta entrada, que assim toda a vez que você abrir o programa ele já vai cair na pasta entrada.

Feito isso, basta dar alguns tabs, que vão aparecer as mensagens que você tem em sua caixa de entrada. Para abrir a mensagem faz o seguinte: posiciona em cima da mensagem que você quer, com seta para cima e baixo, e dá um menu aplicação, Depois desse com a seta até abrir em nova janela para ficar mais fácil de abrir e fechar depois.

Ali ele vai cair direto na mensagem que enviaram para você, e ele vai ler altomaticamente. Caso aconteça de ele não ler, basta dar um Insert+Seta para baixo que ele vai começar a ler sozinho. Depois fecha a mensagem com alt f4.

5.1. Salvando anexos

se alguém envia algum arquivo em anexo para você, para salvar faz o seguinte:

Abra a mensagem como mostra no item 5 do manual, e vai indo com tab até ele falar assim:
Botão não marcado. Marque esse botão com barra de espaços que ele vai falar o nome do anexo. Depois dá uma seta para baixo para selecionar o arquivo em anexo e dá um menu aplicação em cima do arquivo, e desce com setinha até salvar como. O Mozilla Thunderbird não vem com pasta padrão para salvar, então o ideal é que na caixinha de salvar arquivo você vai dando shift tab até aparecer as pastas de seu computador, e ali escolhe com as setas a pasta que você quer salvar o anexo e dá um enter sobre ela. Depois disso, vai dando tab até ele falar salvar botão e dá enter em cima.

Depois é só procurar o arquivo em seu computador.

6. Ferramentas do programa

Dando Alt+F na janela principal do programa você pode configurar o programa do seu jeito
subindo com seta até opções. Mas aqui vamos abordar mais o assunto de configurar nova conta de e-mail, que está no menu de ferramentas.

6.1. Configurando outro e-mail seu

subindo no menu ferramentas com setas depois de dar Alt+F, você vai até configurações e dá um enter. Ali você vai com ttab até ele falar ações de contas submenu e dá uma barra de espaços, ali você dá uma seta para baixo até ele falar nova conta de e-mail, e dá enter, depois você faz tudo o que está no item 2.2 deste manual.

6.2. Catálogo de endereços

Esse também está no menu ferramentas, dando seta para baixo aparece a opção de catálogo de endereços, ali você coloca os endereços de e-mail de seus amigos, e o nome deles também, conforme os campos que ele vai falando. A maioria deles não são obrigatórios, como telefone, ETC...

Disposições finais

Esperamos que você aproveite esse manual básico que fiz do programa Mozilla Thunderbird, especialmente para vocês que estão aprendendo a mecher com o programa.

Autor desse manual: Elder Luiz Ruas. Apoiadora: Professora Adriana Bonato, "Professora vidente do Curso de Informática dado na ACADAV, Associação Camponovense de Deficientes Auditivos e Visuais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário